top of page
Foto do escritorBaobá Desenvolvimento Humano e Organizacional

Valorizar Pessoas

Atualizado: 1 de jun. de 2021




Escolhi este tema para iniciar as atividades em nosso blog e posso dizer que é um tema que todos da equipe Baobá tem satisfação em falar. Afinal, não é a toa que este é um dos slogans da nossa empresa e um dos principais valores que possuímos e que queremos passar para nossos clientes.


Porém, este não foi o principal fator motivador. Na realidade, existem alguns motivos os quais acredito que sejam fundamentais para que este tema seja debatido e incentivado em outras empresas:


1 – Valorizar o próximo é o mínimo que se pode esperar de qualquer relação social que pretenda ser saudável e duradoura;


2 – Observo que muitos trabalhadores não sentem que a empresa onde trabalham respeita e reconhece o significado de sua atividade;


3 – Os empresários sabem que valorizar o empregado é importante, mas mesmo assim não o fazem da forma correta.


O que é valorizar?


Não precisa pensar muito, nós sabemos que você sabe o significado de valorizar. Mas, segundo a maioria dos dicionários, nada mais é do que dar ‘importância, dar valor, reconhecer o valor’ seja de pessoas ou objetos. Evidentemente nós estamos falando de pessoas e, portanto, mais um significado desta palavra se mostra interessante no contexto organizacional: aumentar o valor.


Vale destacar: isso não é algo que deve ser exclusivo dos gestores de pessoas. A você, independente da posição que ocupa no seu local de trabalho, nós dizemos: valorize as pessoas. Reconheça suas conquistas dentro da empresa; distribua elogios quando forem merecidos; demonstre que o seu colega de trabalho é importante para a equipe; deixe claro que você o enxerga como uma pessoa que é necessária à empresa.


Talvez você que está lendo, pense: ‘bem, eu sou autônomo, então não preciso me preocupar tanto com isso’. Senhor autônomo, caso queira ter sucesso e conquistar mais clientes, saiba valorizá-los; fazer deles únicos; saiba identificar em cada um as suas necessidades específicas e se esforçar para supri-las. Isso é valorizar o cliente.


Aumentar o Valor


Nós, brasileiros, possuímos um péssimo costume: só damos valor àquilo que é excelente. Ficou em dúvida sobre a afirmação? Então pensemos nos esportes, nas nossas incríveis seleções de futebol e vôlei, com atletas premiados mundialmente pelo seu valor individual e façanhas esportivas. Enquanto estão vencendo, no seu auge, vestimos as cores da bandeira e não perdemos um jogo transmitido na TV. Mas, basta perderem um pouco o brilho, ou pior, saírem de um campeonato importante, que nós imediatamente paramos de elogiar e damos início às críticas. Tivemos incríveis pilotos de F1 como Filipe Massa e Rubens Barrichello, vice campeões mundiais e aclamados no continente europeu, mas que no Brasil são o motivo de piada porque nunca venceram um campeonato.


Lembro que um dos primeiros jogos que fui assistir no estádio de um time recifense, fiquei encantado com a torcida. Os hinos, gritos da torcida, pulos de alegria, a arquibancada vibrando, centenas de bandeiras levantadas e um frenesi que não parou nem no intervalo. Mas o que mais chamou minha atenção e que eu comentei com meu pai à época foi que o time estava perdendo! E no final perdeu o jogo. Mas a torcida não parou de incentivá-lo.


Esses exemplos foram nos esportes, mas isso também acontece em nossa vida pessoal e principalmente no trabalho. Rasgamos elogios para aqueles que se destacam, mas esquecemos de valorizar aqueles que se esforçam, embora não tenham realizado grandes méritos. Há uma história por trás de cada um. O gestor precisa (sim, precisa) aprender a observar o desenvolvimento de sua equipe e quanto seu colaborador se esforçou para cumprir as atividades que ele demandou.


Vamos propor a você, gestor, que quer aumentar o valor da sua equipe: identifique as

necessidades dela, reconheça o valor individual de cada membro e aumente este valor. Não caia no erro de só aplaudir aquele que é excelente. Você tem uma equipe, que é composta de vários profissionais. Ao invés de alguns muito bons, aumente o valor dos demais para ter uma equipe inteira composta de pessoas excelentes naquilo que fazem. Muitas vezes você não precisa (e nem pode) ir atrás de novos profissionais para alavancar a produtividade da sua empresa/seu setor. O que você precisa é olhar com mais cuidado e atenção para sua própria equipe e valorizar as pessoas.



Quer aprender como você pode agregar valor para sua empresa? Acompanhe as próximas postagens que traremos dados interessantes e práticas eficientes.


Obrigado pela leitura!


Luiz Felipe Spencer

Analista de RH - Baobá


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page